Skip to content
Lucas Caton

Conselhos para 2020

Alguns "tapas na cara" que você pode estar precisando.

Lucas Caton

Lucas Caton

@lucascaton
Pessoa pensativa usando um laptop
Escrevi abaixo alguns conselhos para te fazer pensar em como você quer levar sua vida profissional nesse ano que acabou de começar. Em vários trechos, eu "linkei" artigos, vídeos ou referências relevantes.
Se te incomodar o tom "tapa na cara" do post, fique tranquilo, não é nada pessoal. Mas é para te ajudar a acordar se você estiver precisando :)

1. Faça o seu perfil do GitHub ficar animal

Crie projetos e os deixe públicos. Contribua com projetos open-source, nem que seja só atualizando a documentação. Empresas gostam de perfis interessantes e atualmente isso conta mais que CV. Escrever sobre tecnologia também ajuda!

2. Defina o seu propósito maior

Reflita sua motivação para quer chegar onde você planeja chegar. E não deixe de ser consistente!

3. Pare de jogar ou assistir coisas inúteis

PS4, Netflix e Porta dos Fundos são ótimos, mas estão cagando para o seu futuro. A única pessoa que realmente se importa contigo é você mesmo.

4. Crie um projeto pessoal para ser o seu playground

Não pense em ganhar dinheiro com ele. Comece com algo básico se você for iniciante, mas saiba dar o próximo passo para não ficar parado no tempo. Teste tecnologias diferentes. Envolva back-end e front-end. Crie uma API e um app mobile (ou uma PWA) para consumi-la. Identifique no que você é bom e no que precisa melhorar!

5. Pare de reclamar que não tem tempo

O tempo é igual para todos. A diferença é a prioridade que damos para as coisas. Manter-se ocupado não é ser produtivo. Aprenda a dizer não! Libere sua agenda, em vez de lotar com coisas que não são importantes. Algo que também pode ajudar com isso é começar a trabalhar remotamente!

6. Faça entrevistas de emprego

Só assim você conseguirá o seu primeiro emprego na área de tecnologia. Corra atrás de trabalhar com o que você quer. Não espere uma empresa te convidar para trabalhar lá, isso não vai acontecer do nada. Você não é iniciante demais. Você não é velho demais. Você não é diferente de ninguém. Chega de desculpas!
O melhor dia para fazer isso é um ano atrás. O segundo melhor é hoje.
Depois que conseguir, dê o seu melhor!

7. Saia do Facebook

Não precisa deletar sua conta ou o app, só pare de abrir a cada 30 minutos, porque quase nada que está lá vai te levar para o seu próximo nível.
Dica: troque o tempo gasto lá por podcasts. Já conhece o meu?

8. Aprenda algo novo

Aprenda a colocar um servidor e o seu projeto no ar. Aprenda CSS Grid. Aprenda React. Aprenda GraphQL. Aprenda Rust. Aprenda Flutter.
Mas faça de forma consciente, escolha o que vai agregar ou te trazer benefícios no curto/médio prazo. É importante sair da sua zona de conforto, mas com os "pés no chão".

9. Você é a média das 5 pessoas que mais convive

Sendo assim, nada melhor que escolher bem os amigos que quer por perto. Não tenha medo de trocar seus amigos ou de começar uma vida nova. Daqui a alguns anos (ou em até menos tempo) você vai me agradecer.

10. Faça um projeto de graça antes de fazer seu primeiro freela

Mas sem desistir no meio, hein? Terminativa é tão importante quanto iniciativa.

11. Aprenda inglês

Esse talvez seja o item mais óbvio e se você não está estudando, já está ficando para trás. Você é programador e está codando em português? Você está fazendo errado. Simples assim. Tem sacadas que a gente demora para aprender, mas é melhor tarde do que nunca!

Excelente 2020 para você! 😉