Skip to content
Lucas Caton

[Off-topic] Feito é melhor que perfeito

Uma técnica relativamente simples para alcançar seus objetivos

Lucas Caton

Lucas Caton

@lucascaton
image_description
Vou escrever sobre uma técnica relativamente simples para alcançar seus objetivos, seja conseguir um [novo] emprego, emagrecer, terminar um curso de programação, ou qualquer outra coisa.
Em 2012, eu fui com a minha noiva (atualmente esposa) visitar o meu pai e levamos um grande amigo meu. Na viagem de volta pra casa, viemos falando sobre casamento e comentamos que não tínhamos uma data para casar ainda. Afinal, por que a pressa para casar? Tanto eu quanto minha noiva estávamos tranquilos em relação à isso. Não é o tipo de situação na qual existe pressão por parte de um chefe, de um cliente, da família, etc.
Eram muitas coisas para planejar: documentação para o cartório, agendar o dia na igreja (além de preparar os enfeites), alugar o salão, comprar os comes e bebes da festa, fazer lista de convidados, escolher os padrinhos, planejar a lua de mel (que tem que coincidir com férias de trabalho) e muito mais - só que já casou sabe do que eu estou falando!
Sei que muitos casais enrolam justamente por isso :)
Nesse momento, ele nos deu um conselho caso a gente realmente quisesse casar: escolher uma data e não mudar por motivo algum. Essa seria a forma mais eficiente para conseguirmos preparar tudo. Ele ainda sugeriu 6 meses a contar daquele dia. Após um pouco de conversa, caiu a ficha de que ele tinha razão! Mesmo sabendo que era bastante coisa para fazer, 6 meses parecida um prazo razoável.
Começamos a ligar para nossa família e amigos mais chegados e perguntar se eles tinham compromisso naquela data. Depois de confirmar que todos poderiam, pedimos para que todos reservassem o dia 8 de dezembro de 2012 em seus calendários, pois iriamos nos casar! Nesse momento, não havia como fugir: teríamos que fazer o melhor possível durante aqueles 6 meses. No final deu tudo certo!
* * *
Venho utilizando essa técnica desde aquela época, para várias outras coisas da minha vida.
O mais importante é escolher uma data e mantê-la, principalmente quando somos perfeccionistas, pois naturalmente tendemos a enrolar o máximo que der. Isso vale para um casamento, para criar um blog, para projetos pessoais, para um trabalho de conclusão de faculdade/pós-graduação, enfim, para qualquer coisa!
Dependendo do seu foco e da sua disciplina, é capaz de você acabar desistindo de finalizar se você não tiver um prazo e não for avançando aos poucos.
Não basta ter a iniciativa é importante ter a "terminativa"!
Existe a chance, inclusive, de você criar inconscientemente uma desculpa para justificar o porquê você não chegou lá. Digamos que você queira começar a correr, mas no primeiro dia estava chovendo e você deixa para o dia seguinte. Aí no dia seguinte não vai porque não tinha o tênis apropriado. No terceiro, não vai porque a perna estava doendo um pouquinho. Tem até aquele ditado:
"Quem quer, arruma um jeito; quem não quer, arruma uma desculpa."
Inventar desculpas é uma das coisas mais eficiente que o ser humano é capaz; somos realmente muito bons nisso.
* * *
Suponhamos que você esteja criando um aplicativo/site ou ainda esteja abrindo uma empresa. Você obviamente vai precisar de um nome. Pode parecer uma tarefa simples, mas eu vejo pessoas demorando vários dias e muitas vezes até desistindo somente pelo fato de não terem conseguido o "nome ideal" (algo utópico, considerando que um nome é muito subjetivo).
A solução para esses casos é estabelecer um prazo e dar o melhor de si até tal prazo chegar. Faça uma lista de opções. Talvez você não goste de nenhum, mas vá anotando todos os que surgirem.
Quando a data chegar, escolha o melhor nome da lista e pronto!
Lembre-se que você fez o melhor que pôde, então não postergue essa decisão, mesmo que nenhum nome te agrade 100%. Mesmo que talvez você precise mudar no futuro, esse é o momento de seguir em frente com o que você conseguiu até agora.
Se você não fizer isso, você nunca vai entender que "feito é melhor que perfeito".