Skip to content
Lucas Caton

Como eu faço backups

Lucas Caton

Lucas Caton

@lucascaton
Faz tempo que penso em escrever sobre as ferramentas e estratégias que utilizo para backups. Ao escutar esse episódio do Tecnocast sobre o assunto, decidi que era hora de documentar o que eu faço.

Meus arquivos pessoais (pasta ~/)

Screen-Shot-2015-08-23-at-2.08.16-pm
A pasta do meu usuário possui 3 cópias extras:
  1. Assino o plano familiar (U$ 12,50/mês) do CrashPlan, o qual realiza backup automatico e em tempo real do meu computador, da minha esposa e ainda do da minha mãe. Todos os dados ficam na nuvem e eu consigo recuperá-los a qualquer momento, a partir de qualquer lugar, de qualquer computador.
  2. A segunda cópia extra dos meus arquivos ficam no meu TimeCapsule, que rodam diariamente de forma automática através do Time Machine.
  3. Por fim, faço uma cópia mensal num HD externo (que é bem rápido graças à sua conexão USB 3) utilizando o rsync pra realizar um backup diferencial. O comando / parametros que utilizo para isso é:
bash
rsync -a --progress \
  --delete --delete-excluded --exclude "*.DS_Store" \
  /Users/lucascaton/ /Volumes/Backups/lucascaton/
Importante: não esqueça do / no final de cada path do comando acima.

Arquivos importantes

important-files
Ficam dentro da pasta do Dropbox. Ou seja, uma cópia extra além do CrashPlan, Time Machine e HD externo mencionados acima.

Arquivos encriptografados

20-seguranca
Se você utiliza OS X macOS, é fácil criar uma pasta protegida com senha (tecnicamente é uma imagem de disco, mas você pode encarar como se fosse uma pasta). Veja como fazer isso nesse artigo de suporte da Apple.
Nessa pasta, eu guardo:
  • Códigos de recuperação de servicos com autenticação de 2 fatores;
  • Screenshots dos QR codes de autenticação de 2 fatores. É extremamente útil se você precisar resetar seu celular, já que o Google Authenticator (e outras apps) não salvam esses dados na nuvem (por motivos de segurança);
  • Chaves privadas SSH (pra acessar servidores);
  • Algumas poucas senhas que prefiro manter nessa pasta do que em gerenciadores de senha como o 1Password, o qual eu uso para todo o resto (veja mais informações sobre o 1Password no tópico "Senhas" no final desse artigo.

Arquivos que não ficam no meu computador

61XThv-M2rL.SL1300
Alguns arquivos eu não mantenho no meu computador por serem muitos grandes ou simplesmente por não fazer sentido tê-los comigo o tempo todo. Um exemplo são os vídeos do Reza a Lenda.
Eu os mantenho no Time Capsule e mensalmente faço um backup destes para o mesmo HD que mencionei no começo do artigo, também utilizando o rsync.

VPS

vps-hosting
Faço backup das minhas VPSs através de scripts que realizam backups mensais (os quais rodam diretamente no servidor) e mandam esses arquivos para o meu computador (de novo através de um rsync).

Documentos (RG, CPF, passaporte, etc)

passport
Tenho foto de todos os meus documentos e estes ficam em uma pasta específica dentro do meu Dropbox, a qual é sincronizada automaticamente com o meu celular (através do iTunes), tornando-se disponível no meu celular mesmo quando não há internet disponível.

Fotos

pictures-folder
Não ficam na nuvem (por enquanto). Também não utilizo nenhum software para gerenciá-las, apenas pastas organizadas por datas. E não chega a ser um problema: consigo ser disciplinado e manter tudo organizado. Nunca deixo nada no celular, quando o conecto ao computador eu já copio as fotos pro lugar apropriado.
Apesar disso, o novo Google Photos parece um bom lugar pra mantê-las de forma segura.

Músicas

spotify
100% das minhas músicas estão no Spotify. Assino o plano premium, então elas também ficam disponíveis off-line no meu celular.

Emails e calendário

gmail-and-google-calendar
Versões web do <del>Gmail</del> Inbox e Google Calendar. Simples assim.

Senhas

1P5-Mac-icon
Gerencio todas as minhas senhas através do 1Password, mas tem uma regra de ouro pra evitar problemas se a segurança do 1Password um dia falhar: a senha do meu Inbox / Gmail não está salva em lugar algum, está apenas na minha cabeça - assim eu consigo recuperar a senha de qualquer serviço caso necessário, utilizando o recurso "Esqueci minha senha", que a maioria dos serviços oferece.

Filmes e séries

itunes-and-netflix
Eu costumava alugar filmes e séries na locadora suéca (também conhecida como locadora do Paulo Coelho), mas comecei a fazer as contas: eu assisto uma média de 12 séries por ano, cada uma custa em média $25 por temporada no iTunes, ou seja, $25 por mês. Às vezes tem no Netflix e acabo gastando menos. Já alugar um filme recém-lancado em HD no iTunes custa em média $4. Moral da história: decidi parar completamente de fazer pirataria e comprar / alugar tudo da forma correta :)

Conclusão

Ok, eu sei que sou um pouco (muito?) paranóico, mas pelo menos nunca perdi nada
Me conte nos comentários abaixo como você faz seus backups e o que você achou desse post!

Post updated at 02/10/2017, 10:00:00