Skip to content
Lucas Caton

Nem tudo são flores quando você mora fora do Brasil

Quando você muda de país, existem muitas coisas diferentes. E isso pode ser um pouco assustador.

Lucas Caton

Lucas Caton

@lucascaton
Cidade de Melbourne
Foto: Lucas Caton — Melbourne, Australia — 2014
Se você pensa que morar fora do Brasil é uma experiência fantástica através da qual você vai descobrir lugares lindos, conhecer pessoas diferentes, ficar imerso em culturas diferentes, ter a oportunidade de aprender um idioma novo, pagar menos por produtos e ganhar salários mais altos... você está certo! De fato vai se deparar com tudo isso! 🙂
No entanto, eu vou te contar um pouco sobre o que não é tão legal. Quando você muda de país, você pode não estar preparado para encontrar tantas coisas diferentes. E isso pode ser um pouco assustador e chocante. No começo, é bastante normal que você mal saiba pedir coisas básicas em um supermercado. Você mal vai saber escolher um prato ou pedir a conta em um restaurante.
O idioma pode ser o maior problema. Você vai se tocar que nunca se preocupou em aprender várias palavras no idioma do país, como utensílios domésticos por exemplo. Isso geralmente não é o tipo de coisa que você aprende em um curso de inglês, ao menos nos que eu frequentei.
Vai notar também que nem todas as regras gramaticais que fizeram questão que você aprendesse no curso de inglês são respeitadas. Você se sente uma criança de 3 anos, sabendo o que quer, mas nem sempre sabendo se expressar corretamente. E não é só em relação ao idioma, você estará longe de todos que conhecia e muitas vezes você deve se comportar diferente do que está acostumado.
Eu e minha esposa tivemos sorte de ter tipo meio que uma experiência preparatória: saímos do interior de São Paulo e moramos na capital por 3 anos antes de sair do país. Foi útil no sentido de saber como seria morar longe da família e amigos. Claro que lá foi diferente: é muito mais fácil fazer amigos novos, se comunicar, pouco tempo de viagem até nossa cidade natal, etc. Mas não deixou de ser uma preparação antes de vir morar fora.
Apesar de todas as vantagens que citei no começo, somados ao respeito que as pessoas têm por saberem que você é de fora... você começa uma vida nova totalmente fora da sua zona de conforto e isso pode ser bastante desafiador. Além disso, mesmo com a internet facilitando as coisas, nem sempre seus os amigos do Brasil estão disponíveis, a vida lá continua também e todo mundo tem problemas. Então ou você se adapta ou vai passar por momentos difíceis.
Não quero ser negativo, mas às vezes é preciso de um "banho de água fria" para não elevar tanto as expectativas e se desanimar quando chegar à um novo país!

Post updated at 15/03/2021, 22:52:00