Skip to content
Lucas Caton

Como aprendi a fazer Dojo com o pessoal da Lambda3

Lucas Caton

Lucas Caton

@lucascaton
Tive o prazer de participar em janeiro de um Coding-Dojo com o pessoal da empresa Lambda3, organizada pelo grande Rafael Rosa Fu!
Embora exista mais de uma forma de fazer, acho que o jeito que fizemos funcionou muito bem. Vou explicar como fizemos:

Seleção de problemas

O organizador seleciona 3~5 problemas de alguma lista de problemas de programação (como o Ruby Quiz, por exemplo). Quando começar o Dojo, ele apresenta um resumo dos problemas e faz uma votação para escolher um problema.

Foco!

Apenas um computador é necessário, isso ajuda a manter todos focados no problema. A pessoa mais próxima do computador começa sendo o "piloto", escrevendo o código inicial. A pessoa à esquerda do "piloto" será o "co-piloto" e sua função é ajudar o "piloto".

Troca de posições

A cada 7 minutos (ou algum outro tempo pré-determinado que for adequado), todos trocam de lugar: a pessoa à esquerda do "co-piloto" se torna o novo "co-piloto", o "co-piloto" agora começa a "pilotar" (programar) e o atual "piloto" entra no final da fila. Isso se repete até o final do Dojo.

TDD / BDD

Todo o desenvolvimento é orientado à testes, avançando através de baby steps. Quando testes estiverem falhando ("fase vermelha"), ninguém pode comentar nem sugerir nada, exceto o "co-piloto". Obviamente, quando os testes estiverem passando ("fase verde") todos podem comentar e sugerir implementações e refatorações.

Retrospectiva

No final, é interessante fazer uma retrospectiva, onde todos os desenvolvedores escrevem em post-its verdes coisas boas que aconteceram durante o Dojo e coisas ruins em post-its vermelhos.
O organizador recolhe os post-its e os cola num quadro, separado por tipo/cor. Depois de ler em voz alta todos os post-its, é interessante reservar uma área "Discussões" no quadro, para anotar discussões que ocorrerem durante e no final do Dojo.
Isso tudo é importante para não repetir os erros do Dojo atual no próximo e deixar claro o que foi acertado.

Referências

Segue um link dos slides do Serge Rehen sobre Coding-Dojo: http://www.slideshare.net/serge_rehem/coding-dojo-em-5-minutos.

Post updated at 02/10/2017, 10:00:00